terça-feira, julho 22, 2003

Pensam que somos parvos?
Faro, "em peso", levantou-se em protestos contra a actuação da PSP e da GNR (BT) durante a recente concentração motard naquela cidade.
Desde o presidente da Câmara ao presidente dos hoteleiros e comerciantes, "toda a gente" se atira às forças policiais por... terem cumprido a obrigação. Poderia estranhar-se que PSP e GNR não actuassem mais vezes daquela maneira, mas contestar que os agentes tenham feito o que se espera deles é fantástico!
O que todos dizem - incluindo, naturalmente, o motoqueiro-mor da cidade - é que a imagem do País saiu prejudicada. Eu pasmo: querem então fazer-nos crer que o que é bom para Portugal é que meia dúzia de motoqueiros que nos visitem regressem a dizer a amigos e conhecidos que isto é porreiro porque: se pode circular sem capacete; se pode conduzir com excesso de álcool; não é preciso que as matrículas cumpram as normas; não é sequer preciso que os motos tenham matrícula; pode roubar-se uma moto, colocar-se outra matrícula ou matrícula nenhuma e circular porque ninguém está atento.
É solene! É então "esta" a imagem que os "papagaios" do principal destino turístico nacional querem passar para o estrangeiro. Deve ser a mesma de que se queixaram quando, há uns anos, a imprensa inglesa desaconselhou o Algarve porque havia uma forte tendência para esquentadores rebentarem ou largarem gás (o que, estranhamente, foi em alguns casos mortal...).
A lamúria é especialmente curiosa vinda dos comerciantes: então não é que o comércio registou quebras de 50 por cento nos dias da concentração? A somar às sucessivas "perdas" de sucessivos anos (alguém conhece algum "comerciante" que não registe perdas nos últimos dez anos e sempre na casa dos dois dígitos?), é digno de nota que não tenham falido todos...
Já agora... se não estou enganado nos números, só a BT da GNR registou perto de 500 infracções durante o fim-de-semana da concentração motard de Faro!
Pensam que somos parvos? Ou querem-nos fazer disso? Tá tudo doido...

Sem comentários: