quarta-feira, julho 09, 2003

O PEC
No mundo das siglas, vamos lá então a mais esta...
Exactamente!: o Pagamento Especial por Conta, algo que muitos "empresários" estão a contestar vivamente e justificou uma conferência de imprensa da ministra das Finanças à hora do jantar.
Ouço e fico basbaque! Como se não bastasse que quase metade das "empresas" portuguesas funcionem em défice constante sabe-se lá há quantos anos (!), vem agora um conjunto de senhores dizer que não é justo, que não podem pagar, que há os subsídios de férias, que a conjuntura está má, que, que, que...
Salvo erro, houve até um qualquer presidente de uma qualquer "associação empresarial" que ameaçou (!) com o não pagamento dos subsídios de férias aos trabalhadores.
Curioso... Eu lembro-me que periodicamente surge uma notíciazita sobre um qualquer empresário que não entregou no local respectivo as contribuições e descontos dos seus empregados. E isto, salvo erro, é roubo - duplo, no caso, pois lesa o Estado e abotoa-se com o dinheiro dos trabalhadores.
Pois são estes mesmos senhores que andam agora para aí a chorar que não têm dinheiro para começar a pagar IRC! Ora essa?! Não têm o equivamente a vinte contitos por mês? E têm a porta aberta?...
E a mim? alguém me pergunta ao final de cada mês se quero descontar para o IRS? Se aquele dinheiro me faz falta?
Não há limite para a desfaçatez...
(Ainda hei-de encontrar quem me explique como é que com a economia "à beira da catástrofe" se compram tantos topos de gama para umas loiras andarem a passear nas cidades!)

Sem comentários: