quarta-feira, outubro 08, 2003

Que Justiça é esta?
Li, ouvi e estou a ver. O Tribunal da Relação de Lisboa mandou libertar Paulo Pedroso, com base em fundamentos deconhecidos neste momento.
Nunca se devem levantar estas questões sem afirmar, prévia e solenemente, que se acredita na Justiça. É politicamente correcto e pode dar jeito se, um dia, lá cairmos.
Mas eu não acredito. E, se fosse possível, a partir de hoje muito menos. Porque há aqui algo errado e muito grave.
Das duas uma:
* ou Paulo Pedroso não devia ter sido detido - e estaremos perante um caso de abuso de posição dominante (do juiz perante o fraco)
* ou Paulo Pedroso não devia ter sido libertado - e estaremos perante um exemplo de justiça para ricos e poderosos (os que podem recorrer a bons advogados).
A Justiça sai mal disto, tal como está - para mim - patente com esta rábula do adiamento do julgamento do tal "Bibi" e se começara a evidenciar com o adiamento do que creio chamar-se "audições para memória futura".
Se à libertação de Paulo Pedroso juntarmos a "cena" do não julgamento do "sr. Santos" de Albergaria, que violou e engravidou duas adolescentes (ou pré-adolescentes?), temos um quadro pior - muito pior - que negro.

Sem comentários: