sexta-feira, junho 27, 2003

Excelentíssimos deputados
Hoje, já sabem, acordei mal disposto. E continuo...
A meio de uma garfada do (rápido) almoço, caiu-me no prato a notícia de 50 nossos excelentíssimos deputados estarem zangados com o presidente da Assembleia da República, por este ter considerado injustificadas as faltas que aqueles deram para ir a Sevilha render vénia ao senhor Jorge Nuno (por alguns tido como o "papa" do futebol).
E estou indignado com o dr. Mota Amaral. Há lá direito que Sª Exª não aceite que aquela meia centena de representantes do povo se deslocou em "trabalho político"? Há lá direito que o Presidente da República, o primeiro-ministro, não sei quantos ministros e outros tantos secretários de Estado se tenham deslocado em serviço e que os deputados não? Há lá direito que alguém (para além do presidente da Câmara do Porto e o "Abrupto" Pacheco Pereira) pregue ao vento a separação entre política e futebol?
Não, não há!
Veja Vª Exª que, do outro lado, esteve a Rainha de Inglaterra (e toda a sua família), o governador (ou lá o que é) da Escócia, os presidentes de todas as Câmaras da "província", o "presidente" do Parlamento, enfim, tudo quanto era individualidade e pluralidade.
Nós, que somos grandes, só mandámos o PR, o PM, uns ministros e secretários de Estado, meia dúzia de presidentes de Câmara e vereadores... Se Vª Exª não aceita a justificação dos excelentíssimos deputados, nunca mais nenhum deles vai aceitar tamanho sacrifício de representação pátria. E então, o que será de nós?...
Senhor dr. Mota Amaral: eu, eleitor (e muito provavelmente de algum dos 50...) venho intimá-lo a considerar justificadas as faltas daquela meia centena. Mais: entendo que Vª Exª deve propô-los para uma qualquer comenda. Quiçá a "Comenda dos Trabalhadores Estreantes". Sim! Dos "Trabalhadores Estreantes", porque desconfio que nenhum dos tais 50 tenha jamais feito algum "trabalho político" (ou qualquer outro...)
Diga-nos com sinceridade, senhor presidente da Assembleia da República: deu por falta daqueles 50? Não? De certeza? Então... aceite as justificações e designe-os representantes permanentes da AR no campeonato de futebol do Azerbeijão. Sem faltas ou ajudas de custo.

Sem comentários: