segunda-feira, setembro 15, 2003

De luto
Não era suposto que o "Mocho" estivesse pousado tanto tempo (coisas da vida...) e muito menos era suposto que voltasse a voar por esta razão.
Morreu Vítor Damas e eu estou de luto: nunca joguei futebol a sério, muito menos tentei ser o "Damas", mas desde sempre me conheço sportinguista e muito muito novo tive o supremo gozo de jantar ao lado dele.
O Sporting acabara de se sagrar campeão e a equipa veio jantar à minha cidade. O meu pai levou-me e eu calhei ao lado dele. Algures - não sei onde, mas vou procurar - hei-de ter um autógrafo dele...
Ele foi (ele é) - como o Azevedo e o Carlos Gomes para outros - o "meu" guarda-redes. Lembro-me de um célebre jogo para uma Taça europeia (não me recordo qual...), contra o Glasgow Rangers, em o Sporting foi a penáltis para decidir a passagem à fase seguinte: o Damas - bem à minha frente em Alvalade - defendeu uma série impressionante de penáltis. Para nada: os golos fora valiam o dobro e os escoceses já estavam apurados...
Suprema ironia: o Damas morreu com o estádio onde tanto brilhou.
Paz à sua alma.

Sem comentários: